header image
2023, o seu primeiro ano como empreendedor

Aproxima-se o mês de janeiro, mês das novas resoluções, o que pode significar novas ideias e novos negócios. Se o ano de 2023 vai ser o seu primeiro ano como empreendedor eis algumas informações que vão ser úteis para si:


O que é um empreendedor?

Um empreendedor é uma pessoa cujo principal objetivo é abrir uma empresa e encontrar soluções para diferentes problemas de forma criativa, colocando em prática ideias e sonhos. Os empreendedores muitas vezes resolvem problemas do dia-a-dia através da criação de produtos ou serviços totalmente inovadores. No entanto um empreendedor pode ser também alguém que encontra novas soluções para empresas já existentes.


Tipos de empreendedores


Empreendedor Individual

É um profissional que trabalha por conta própria, ou com um funcionário no máximo, prestando serviços a individuais ou empresas e colocando em prática os seus sonhos.


Empreendedor Social

É um profissional que não só pretende colocar os seus sonhos em prática como também contribuir positivamente para a sociedade. Este tipo de empreendedor está muitas vezes focado em causas sociais e comunitárias, não sendo o seu principal objetivo o lucro.


Empreendedor Digital

Este é um profissional que vive no mundo digital e utiliza-o a seu favor e a favor o seu negócio e adaptando-se às suas mudanças. É um profissional que utiliza os meios digitais para desenvolver a sua ideia de negócio, seja através de e-commerce, criação de aplicações ou outro tipo de ferramenta online.


Empreendedor Franchisado

É um profissional que escolhe investir num negócio que já existe e possui nome, acabando por não correr tantos riscos como que começa um negócio do zero.


Empreendedor Informal

É um profissional que decidiu ter um negócio simples, com o objetivo de ter uma fonte extra de rendimento, não fazendo registo das suas atividades muitas das vezes.


Empreendedor Cooperativo

É um profissional que trabalha muito bem em equipa, que não quer ser dono de um negócio, mas que ajuda nos resultados do negócio através dos seus serviços prestados. Este tipo de profissional muitas vezes une forças com outros empresários de forma a se ajudarem mutuamente.


Empreendedor em Série

É um profissional que está sempre à procura de novas oportunidades de negócio, dedicando-se a múltiplos projetos ao mesmo tempo.


Empreendedor do Conhecimento

É um profissional que pretende usar um conhecimento seu e rentabiliza-lo, seja este um atleta, um artista, cujo o objetivo é tornar-se uma referência sobre a sua área de atuação.


Dicas para sobreviver ao primeiro ano como empreendedor:

  • escolha uma área que seja do seu interesse
  • escolha um segmento de mercado
  • aposte em ideias inovadoras
  • construa um bom plano de negócios e um bom plano estratégico
  • conheça o seu público-alvo
  • conheça a sua concorrência
  • invista no seu conhecimento sobre finanças e mantenha as finanças organizadas
  • faça parcerias
  • divulgue o seu negócio e aposte no marketing, especialmente marketing digital
  • defina metas e prazos
  • cultive a relação com os seus clientes
  • tenha em atenção as obrigações fiscais


Estas são apenas algumas de muitas dicas que o vão ajudar no seu primeiro ano como empreendedor, mas uma coisa é certa: pode confiar na ZS go para começar a faturar e potenciar o seu negócio.