header image
Como escolher um software de faturação

Seja dono de um negócio que já existe ou um empreendedor que está agora a começar o seu novo negócio, a escolha do software de faturação que vai usar é uma das decisões mais importantes que vai ter de tomar.

Dependendo do tipo de empresa que possui, as necessidades do seu negócio podem ser diferentes. Desta forma, é importante escolher um software de faturação que responda às suas necessidades. Com a quantidade de oferta que existe no mercado, esta pode não ser uma tarefa fácil, mas nós queremos ajudá-lo.


Existem questões que devem ser ponderadas, como por exemplo: 


1. Tenha em conta as necessidades do seu negócio

Mais que ter um software de faturação, é importante ter um software que responda às suas necessidades. Assim, poderá ser importante construir uma lista com todas as questões e desafios que o seu negócio e a sua faturação enfrentam diariamente para que então saiba exatamente o que precisa.


Algumas questões que pode e deve ter em conta são: 

• O software é intuitivo?

• O software é económico? 

• O que inclui o valor de mensalidade/anuidade que está a pagar? 

• Existe fidelização? 

• Existe suporte ao cliente? 

• Como funciona a assistência ao cliente? 

• É um programa totalmente online ou exige instalação no local? 

• Quais os pacotes disponíveis?

• Quais são os dispositivos em que o software pode ser utilizado? 

• Permite fazer emissão de documentos?


Lembre-se que diferentes negócios possuem diferentes necessidades. 


2. Faça pesquisa e veja reviews

Tem um amigo ou familiar que tem um negócio próprio? Pergunte-lhes qual o software que usam, como tem sido a sua experiência, porque optaram por escolher aquele software. Para além disto é ainda importante analisar as opções que existem no mercado e de que forma vão ao encontro das necessidades do seu negócio.


3. Escolha um software certificado pela Autoridade Tributária

Para além de ser um fator obrigatório, escolher um software certificado pela AT vai poupar-lhe muitas dores de cabeça e possíveis multas ou coimas. O ZS go é um software de faturação online Certificado pela AT com o número 2858 que lhe permite faturar produtos ou serviços em qualquer dispositivo.


Consulte a lista de softwares certificados pela AT através do link: https://www.portaldasfinancas.gov.pt/pt/consultaProgCertificadosM24.action 

Para além disto, opte por um software de faturação que tenha atualizações gratuitas.


4. Utilize o período experimental

A maioria dos softwares de faturação possuem um período experimental, desta forma utilize esta oportunidade para perceber como a equipa e o seu negócio se adaptam ao software, analise as funcionalidades e teste por si. Aproveite ainda para colocar todas as questões que tenha à equipa de suporte e instalação. Para além disto deve ainda ter em conta a assistência ao cliente. 


5. Segurança dos dados

Sabemos que quando se tem um negócio existem milhares de dados que são necessários armazenar, mas mais que guardá-los é importante guardá-los num local seguro. Desta forma, opte por uma software que contenha as últimas inovações e atualizações tecnológicas para proteger a sua empresa. 


Não perca mais tempo e comece já a faturar com o ZS GO.

Se é dono de um negócio ou está a pensar em abrir um novo negócio entre em contacto connosco e fique a par das nossas soluções de software e faturação.