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Dicas para motivar a sua equipa

Motivar uma equipa pode ser uma tarefa difícil para qualquer gestor ou empresário. Não se trata apenas de oferecer um aumento ou uma promoção, mas sim de criar um ambiente que incentive a produtividade, a colaboração e a criatividade. Neste artigo, vamos explorar algumas dicas práticas para motivar a sua equipa. Estas dicas foram concebidas para capacitar a sua equipa e promover um sentido de responsabilidade, conduzindo a uma equipa de trabalho mais empenhada e satisfeita. Quer esteja a liderar uma pequena equipa ou a gerir uma grande organização, as dicas apresentadas neste artigo podem ajudá-lo a inspirar a sua equipa a atingir o seu potencial máximo.


1.    Compreenda o que motiva a sua equipa

Antes de poder motivar a sua equipa, é importante compreender o que a motiva. Assim, o primeiro passo é identificar as necessidades e os desejos dos membros da sua equipa. Isto pode ser feito através de um inquérito informal ou simplesmente com perguntas durante reuniões individuais com cada funcionário. 

Neste passo é importante compreender os diferentes tipos de motivação, de acordo com a teoria porque optar: intrínseca e extrínseca, racional e emocional, cognitiva vs. afetiva, etc. 


2.    Crie um ambiente envolvente

Criar um bom ambiente de trabalho é algo crucial para o sucesso de qualquer empresa. É essencial que estabeleça expectativas claras para os membros da sua equipa para que eles entendam de forma clara as suas funções e responsabilidades. Este estabelecer de expectativas ajudará a garantir que todos trabalham na mesma direção em prol dos mesmos objetivos e metas. Além deste ponto, é importante garantir que todos os trabalhadores se sentem incluídos no ambiente de trabalho. Isto ignifica criar um ambiente onde todos os membros se sintam valorizados e respeitados independentemente da sua origem, habilidade ou experiência. Para que o ambiente de trabalho seja envolvente é também importante garantir que todos os trabalhadores são ouvidos no ambiente laboral. Incentive uma comunicação aberta e tente ciar uma cultura de colaboração e inovação onde todos se sintam capazes de contribuir para o sucesso da empresa.


3.    Utilize recompensas para motivar

Um sistema de recompensas é uma excelente forma de motivar a sua equipa, colegas de trabalho e trabalhadores. As recompensas devem ser significativas para a pessoa que as recebe. Por exemplo, se tem um colaborador que adora ir a restaurantes com a família ao fim-de-semana, oferecer-lhe um vale de jantar pode ser um excelente fator de motivação. A escolha da recompensa certa remete ao ponto número 1 deste artigo.

Certifique-se de que as suas recompensas são acessíveis para que todos sintam que as podem alcançar!


4.    Incentive a colaboração

Os colegas de trabalho sentir-se-ão mais motivados a trabalhar em conjunto se virem os benefícios de o fazer. Ajude-os a perceber que com o trabalho de equipa eles vão melhorar as suas competências, e assim prestar um melhor serviço. Pode fomentar este sentimento de camaradagem organizando atividades de teambuilding que permitam aos seus empregados conhecerem-se a nível pessoal. Almoçar juntos uma vez por semana ou organizar uma festa no final do ano são algumas das medidas mais utilizadas.


5.    Forneça apoio e orientação

Dar apoio e orientação é uma parte importante da atividade de um gestor. Se quer que os membros da sua equipa se sintam à vontade para fazer perguntas, é importante que esteja disponível quando eles as fizerem.

Se existirem determinados processos ou sistemas que necessitem de explicação, forneça recursos como vídeos de formação ou folhetos que os expliquem em pormenor. Isto permite aos seus colaboradores, que aprendem no seu próprio tempo e ao seu próprio ritmo - e mostra-lhes que se preocupa em ajudá-los a ter sucesso!

Pedir feedback aos seus trabalhadores também pode ser benéfico para ambas as partes: Eles têm a oportunidade de expressar as suas preocupações sobre a empresa (o que pode levar diretamente à melhoria das suas operações), ao mesmo tempo que dão aos gestores uma visão valiosa sobre o que há a melhorar nos seus departamentos ou equipas.


6.    Promova uma comunicação aberta

Para promover uma comunicação aberta, é necessário garantir que todos se sentem seguros para expressar a sua opinião. Isto pode ser difícil se for novo na sua função e ainda não conhecer bem toda a gente. Mas é importante para criar uma cultura de colaboração e confiança entre os membros da equipa.

Como líder, cabe-lhe a si definir o tom e a forma como as pessoas comunicam umas com as outras. Se alguém disser algo ofensivo ou desnecessário durante uma reunião ou discussão, certifique-se de que essa pessoa sabe que esse tipo de comportamento não é aceitável, chamando-o à atenção diretamente, mas sempre de uma forma respeitosa.

Mas lembre-se: elogiar em público, corrigir em privado.


7.    Gestão de conflitos

Quando surge um conflito, é importante abordar a questão da forma mais imediata possível. Se esperar demasiado tempo, o problema pode escalar e tornar-se maior do que inicialmente.

Ao abordar conflitos entre membros da equipa:

●    Dirija-se a cada pessoa individualmente e em privado. Desta forma ajudará a manter os assuntos confidenciais e evitará que se espalhem rumores no escritório sobre o que aconteceu na reunião.

●    Encontre pontos em comum entre os membros da equipa, concentrando-se nas suas semelhanças e não nas suas diferenças. Esta ação fará com que seja mais provável que os seus colaboradores voltem a trabalhar em conjunto no futuro.

●    E finalmente... encontre soluções criativas para os problemas difíceis!


8.    Lidere, sendo o exemplo

Dar o exemplo é uma das formas mais eficazes de motivar a sua equipa. Se quer que os seus colaboradores trabalhem arduamente e se sintam entusiasmados com o seu trabalho, então tem de ser você próprio o modelo de comportamento.

●    Demonstre entusiasmo pelo trabalho: O entusiasmo contagia! Mostrar entusiasmo na sua voz e na sua expressão corporal ajudará a inspirar os outros à sua volta que podem não se sentir tão otimistas em relação às tarefas que têm em mãos.

●    Mostre apreço pelos esforços da sua equipa: Agradecer às pessoas pelas suas contribuições ajuda-as a sentirem-se valorizadas, e quando as pessoas se sentem valorizadas, tendem a querer mais dos seus empregos.


9.    Definição de objetivos e obtenção de resultados

Ao definir objetivos para a sua equipa, é importante mantê-los realistas e alcançáveis. Se está a tentar alcançar algo que parece impossível, só se está a preparar para o fracasso. Em vez de definir um objetivo irrealista e esperar que todos os membros da equipa o cumpram, divida a tarefa maior em partes mais pequenas para que cada pessoa possa trabalhar para os seus próprios objetivos individuais sem se sentir sobrecarregada pelo objetivo maior.

Definir expectativas claras também é importante quando se trata de medir o progresso em relação aos objetivos: se alguém não sabe o que é necessário fazer para que o seu trabalho ou processo de avaliação de desempenho seja considerado bem-sucedido, este trabalhador pode sentir-se desencorajado quando não atinge esses padrões. Tente dar um feedback constante sobre o desempenho de cada membro da sua equipa na realização dos seus objetivos individuais. Assim, ajudará todos a manterem-se motivados durante o dia de trabalho, porque saberão exatamente em que ponto se encontram em qualquer momento do dia/semana/mês/ano.



Motivar uma equipa é um processo complexo e contínuo. Requer empenho e dedicação, mas é essencial para criar uma equipa bem-sucedida e produtiva. Na ZS go fazemos tudo para simplificar o dia-a-dia do seu negócio. Não perca mais tempo, comece já a faturar com o ZS go. Se é dono de um negócio ou está a pensar em abrir um novo negócio, entre em contacto connosco e fique a par das nossas soluções de software e faturação.