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O que é a Chave Móvel Digital?

É uma forma simples e segura de autenticação que permite aceder a portais de serviços públicos e alguns privados e assinar documentos digitalmente.

A CMD associa um número de telemóvel ao número do documento de identificação (cartão de cidadão, passaporte, cartão de residência, título de residência).


É um sistema seguro com dois fatores de proteção:

• Um PIN de quatro dígitos à escolha do utilizador

• Um código de segurança temporário que é válido apenas para cada autenticação. Este código tem seis números e é recebido por SMS, email ou notificação no telemóvel.


Que vantagens tem?

As principais vantagens da CMD são a segurança, facilidade e rapidez. Este acesso vem da tentativa da Agência da Modernização Administrativa (AMA) de tornar os serviços para interoperáveis. A passo que, sem a CMD, teria de ter vários acessos distintos (por exemplo, um

para o IMT, outro para o portal SNS, etc), com este mecanismo passa a ter apenas uma chave, que lhe dá acesso a uma multiplicidade de organizações. Para além disso, quando for renovar os seus documentos, pode ter desconto se fizer a sua renovação online, como é o caso da carta de condução que presencialmente tem o custo de 30€ para a validação e online custa 27€. Outro exemplo, é o do cartão de cidadão pelo qual, se fizer a renovação presencial, terá de pagar 18€ pelo documento de identificação (no caso da validade de 10 anos) e online, o mesmo serviço, custa 16,20€.


Quem pode pedir?

Qualquer cidadão português ou estrangeiro pode pedir a Chave Móvel Digital. 

No caso de cidadãos portugueses, podem ativá-la com o Cartão de Cidadão, Bilhete de Identidade ou Passaporte.

Cidadãos estrangeiros podem ativar a CMD com o Passaporte ou com o cartão ou título de residência. Para ativar desta forma é necessário ter um número de identificação fiscal (NIF/número de contribuinte).

Cidadãos que residam no estrangeiro podem ativar com o Passaporte.

É importante notar que a CMD associa um número de telemóvel ao número de identificação

civil e é apenas possível ter um número associado à Chave Móvel Digital.


Como pedir?

Pode pedir a Chave Móvel Digital através da Internet ou presencialmente.

Através da Internet pode fazê-lo no site Autenticação.gov.pt. Pode ativar com o seu cartão de cidadão caso possua um leitor de cartões e a aplicação Autenticação.Gov ou pedir os dados de acesso no Portal das Finanças. Neste último caso receberá na morada indicada no seu cartão de cidadão uma carta com um PIN temporário, que deverá ser alterado para um PIN numérico da escolha do utilizador.

Presencialmente pode pedir a CMD quando levantar o Cartão de Cidadão, ou após isso, através do balcão do IRN, espaço cidadão, espaço empresa, serviço do registo criminal, posto consular português, balcão do Registo Nacional de Testamento Vital ou, no caso dos Açores, num balcão da Rede Integrada de Apoio ao Cidadão (RIAC).

Para efetuar este pedido presencialmente vai necessitar de indicar o seu número de telemóvel e tê-lo consigo e ter um documento de identificação (Cartão de Cidadão, Passaporte ou Bilhete de Identidade).


A Chave Móvel Digital tem como objetivo simplificar a vida dos seus utilizadores, ao permitir que o mesmo código seja utilizado para vários serviços diferentes. Da mesma forma, o ZS go simplifica a sua faturação de forma a que esta seja mais rápida e fácil.