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Passos para começar um plano de negócios

Construir um bom plano de negócios é das fases mais importantes quando se pensa em criar um negócio a partir do zero. Esta etapa é essencial para estabelecer e definir os vários passos que precisam ser tomados de forma a avançar com o negócio e colocá-lo em prática. 

De acordo com o Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI) um plano de negócios deve conter:


Sumário executivo

Esta é a primeira parte de um plano de negócios, e funciona como uma espécie de índice e visão geral sobre os tópicos que serão abordados no plano. Não deve conter mais de 500 palavras e deve ser claro, visto ser a primeira coisa que potenciais investidores vão ler. Este só deve ser escrito no final, após todo o plano estar concluído.

O sumário executivo deve incluir questões como:

● nome do negócio e área de atividade

● missão do seu negócio

● metas e objetivos

● uma visão geral do mercado e do seu público-alvo

● uma visão geral da sua concorrência

● uma visão geral do seu produto ou serviço

● os recursos (humanos, físicos e financeiros) que serão necessários

● estratégicas

● plano de ação e de implementação

● capital social

● as suas referências e experiências relevantes para o negócio.


História da empresa

O segundo capítulo do plano de negócios deverá referir como surgiu a ideia do negócio e a razão pela qual decidiu criá-lo. Deve ainda mencionar alguma experiência que tenha na área da gestão de negócios ou na área da atividade do seu negócio.


Estudo do mercado

Este estudo tem de ser baseado em previsões, visto que se irá referir a um produto ou serviço que ainda não existe e num mercado hipotético. Esta análise pode ser feita baseada num produto ou serviço similar ao seu. O objetivo deste estudo é não só identificar quem são os seus concorrentes como também perceber quem podem vir a ser os seus clientes.


Posicionamento do projeto

Esta é a secção onde poderá mostrar qual a situação atual do seu projeto de negócio, quais foram os resultados comerciais e objetivos já atingidos, mostrando assim que o projeto já se encontra em desenvolvimento. Caso o seu projeto ainda se encontre numa fase embrionária e não tenha resultados concretos poderá mencionar alguma experiência de vida relevante ou experiência com negócios anteriores.


Análise do produto e do projeto

Esta é a secção onde deverá fazer o ponto de situação do seu projeto, o que já existe, o que já foi feito e o que ainda falta fazer. Relativamente ao produto deve indicar as licenças e as patentes já registadas assim como o processo produtivo com detalhe. Deve ainda incluir a descrição de todas as ações que são necessárias tomar e o tempo que prevê que estas irão levar. Esta secção serve também para fazer as projeções otimistas e possíveis dificuldades que o seu negócio vai enfrentar. Esta secção serve para que o leitor perceba o que é o seu produto ou serviço, para que serve, como funciona e porque é que o seu público alvo vai querer comprá-lo, além de como pode produzi-lo de forma lucrativa.


Estratégia comercial

Esta é a secção dedicada à estratégica comercial do seu negócio, ou seja, a definição do custo de produção para cada unidade do seu produto ou serviço. Somando a este valor às margens praticadas habitualmente pelo mercado e à perceção de valor, vai conseguir determinar o preço de venda e construir a sua a estratégia de vendas.


Controlo do negócio

Aqui deverá incluir os relatórios que possui relativamente à sua atividade mais recente, seja a nível de resultados ou ações que são necessárias tomar para melhorar esses mesmos resultados. Nesta fase deve incluir informações sobre todas as áreas do seu negócio, como a produção, produtividade, vendas, custos e lucro.


Investimento

Esta é uma das secções que mais vai interessar aos investidores e financiadores do seu negócio. Desta forma deve incluir, justificando, o valor de investimento que vai ser necessário, o período, e a modalidade de reembolso. Por vezes, alguns dos investidores exigem que os próprios empreendedores entrem com algum investimento pessoal, como um voto de compromisso.


Modelo e projeções financeiras

Chegando à última etapa do plano de negócios é necessário desenvolver três tipos de projeção:


  • Projeção de vendas - o volume esperado de encomendas/vendas e de crescimento do mercado, tendo em conta as informações que forneceu nas secções anteriores.


  • Projeção de cash-flow - a previsão da posição líquida mensal da tesouraria, com base nos valores recebidos, pagamentos e custos previstos nas secções anteriores, mostrando assim que o seu negócio será capaz de financiar a sua própria operação sem estar demasiado dependente dos pagamentos de clientes.


  • Projeção de break-even - a indicação do ponto e da fase do desenvolvimento em que a empresa vai começar a dar lucro. Faça também uma análise de sensibilidade, ou seja, apresente vários cenários de break-even, baseados em diferentes projeções de custos, com diferentes variações.


Agora que já sabe como construir um bom e completo plano de negócios lembre-se que pode confiar no ZS Go para começar a faturar e potenciar o seu negócio.