header image
Tipos de apoios financeiros para novas empresas

Para começar um negócio é necessário esforço, dedicação e, por vezes a parte mais complicada, investimento.


Empréstimo bancário 

O empréstimo bancário é a forma de financiamento mais comum e convencional em Portugal e pode ser pedido por qualquer cliente através de uma instituição financeira. Comece por fazer uma avaliação das diferentes instituições financeiras que existem em Portugal, visitá-las e escolher a que melhor se adequa a si e às suas necessidades.

É ainda possível recorrer ao sistema de Garantia Mútua, um sistema mutualista de apoio a Micro, Pequenas e Médias Empresas (PME), que consiste na prestação de garantias financeiras para facilitar a obtenção de crédito em condições adequadas aos investimentos.


Microcrédito 

O microcrédito consiste numa forma de empréstimo com o objetivo de apoiar as microempresas e projetos de negócio de pessoas sem acesso aos empréstimos bancários normais. Foi concebido idealmente para desempregados, jovens empreendedores à procura do primeiro emprego e trabalhadores em regime precário. É a solução perfeita para obter financiamento mesmo sem rendimentos ou garantias.


Apoios IEFP 

O Instituto do Emprego e Formação Profissional dispõe de um Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego que consiste na atribuição, a desempregados, jovens à procura do primeiro emprego ou trabalhadores independentes e inscritos no centro de emprego, de apoios a projetos de criação de empresas de pequena dimensão com fins lucrativos, incluindo cooperativas através do acesso a linhas de crédito com garantia e bonificação da taxa de juro concedido por instituições bancárias.


Apoios Públicos 

Para além dos apoios por parte do IEFP também o governo disponibiliza apoios para a criação de novas empresas:

  • Portugal 2020 - consiste numa candidatura a fundos estruturais da União Europeia.
  • Invest 2030 - consiste na prestação de serviços de apoio aos seus clientes, nomeadamente Estudos de Mercado, Business Plan, Planos de Marketing e de Comunicação
  • Programa Finicia - consiste numa iniciativa desenvolvida pelo IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação) com o objetivo de facilitar o acesso ao financiamento pelas pequenas com uma dimensão menor, visto ser este o segmento empresarial que apresenta tradicionalmente as maiores dificuldades no que toca a financiamento.


Factoring 

Este termo consiste numa operação financeira que permite cobrar dívidas de terceiros e está disponível para as empresas que pretendam uma liquidez imediata. Este é um mecanismo financeiro, que está à disposição das empresas com dificuldades de gestão da sua tesouraria, consiste na aquisição de créditos de curto prazo (faturas), resultado do fornecimento de bens ou serviços, permitindo uma liquidez imediata.


Capital de Risco 

O Capital de Risco é uma forma de financiamento para as Pequenas e Médias Empresas (PME). Esta tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de empresas e o seu crescimento, pois fornece às mesmas, meios financeiros estáveis para seguir com os seus planos de desenvolvimento e aumentar o facturamento. Este tipo de financiamento é relevante a projetos de arranque, expansão, modernização e inovação empresarial com dimensão estratégica.


Business Angels 

Os Business Angels são empreendedores que investem em negócios que estão numa fase inicial. Estes funcionam ainda como mentores, visto que muitas vezes possuem uma vasta experiência profissional. São investidores com um elevado património líquido que oferecem apoio financeiro a pequenas empresas ou start-ups em troca de participação acionista. O objetivo dos Business Angels é muitas vezes o crescimento da empresa e não tanto o seu lucro. Esta é a principal diferença entre os Business Angels e o investimento por Capital de Risco. Visite o website da Associação Portuguesa de Business Angels em https://apba.pt/


Crowdfunding 

O Crowdfunding ou financiamento coletivo, em português, é uma forma de financiamento em que negócios, empresas ou pessoas individuais financiam projetos em que acreditam. Esta forma de financiamento tem sido uma grande ajuda para o desenvolvimento de diversos projetos. Visite a página de crowdfunding em Portugal em: https://ppl.pt/


Incubadoras e aceleradoras 

As incubadoras e aceleradoras de empresas são entidades que ajudam ao crescimento de negócios que se encontram numa fase inicial ou que já possuem uma ideia estruturada. A diferença entre as incubadoras e aceleradoras de empresas é maioritariamente o facto de que as incubadoras ajudam empresas que se encontram numa fase inicial, onde apenas existe uma ideia, enquanto que as aceleradoras trabalham com empresas que já se encontram num processo de crescimento. Ambas ajudam as empresas a desenvolverem as suas ideias e os seus negócios, fornecendo serviços de mentoria, orientação estratégica, formação, I&D, parcerias, network e financiamento. Para empresas num estado inicial de criação ter acesso a este tipo de serviço pode ser um fator crucial no que toca ao sucesso da nova empresa. Visite o website da Rede Nacional de Incubadoras e Aceleradoras em Portugal em: https://portugaldigital.gov.pt/acelerar-a-transicao-digital-em-portugal/empreendedorismo-e-startups/rede-nacional-de-incubadoras-e-aceleradoras/


Bootstrapping 

Este termo consiste na criação de uma empresa a partir dos recursos próprios, ou seja, o empreendedor utiliza o seu próprio capital e recursos próprios para criar a sua empresa.