Comunicação das séries de documentos à AT

Com a introdução das novas exigências legislativas na comunicação das series e documentos de forma automática ATCUD, é necessário criar um utilizador, ou, utilizar um já existente na plataforma online da Autoridade Tributária e Aduaneira.

Num browser aceder ao sítio da AT Autoridade Tributária e Aduaneira



O utilizador deve aceder a aplicação online do ZS GO e iniciar a sessão, inserindo os seus dados de login.


Aceder á aplicação ZS go e iniciar sessão.



1 - No FrontOffice, do ZS GO, selecionar no separador Configurações e acionar o botão Definições.


2 - Nas Definições, acionar o botão das Séries.

3 - No quadro Resumo, selecionar o botão Editar.


NOTA IMPORTANTE: 

No caso de não ser comunicada a série previamente antes de fazer o documento, e caso o utilizador "Configuração Webservice AT" esteja preenchido corretamente, a partir de janeiro ao efetuar um documento, a série é comunicada automaticamente.

O utilizador deve vir até ao final da janela das séries e posicionar-se no quadro de Comunicação de Série à AT.



Neste quadro da Comunicação de Séries à AT, o utilizador pode:

4 - Comunicar um Tipo de Documento, bastando para tal acionar o botão de função Comunicar.

5 - Ao acionar o botão Anular, a série de documentos vai ser anulada, mas:

5.1 - Só é possível efetuar a anulação, caso ainda não tenham sido criados/comunicados documentos com esta série, ou

5.2 - Antes de perfazer 48 horas após o utilizador ter efetuado o primeiro pedido de comunicação das séries.

6 - O utilizador só deve acionar o botão Finalizar caso pretenda não utilizar mais está série de documentos.


6.1 - A aplicação vai pedir para inserir uma justificação para a finalização desta série.

6.2 - Acionar o botão de Continuar.


Notas Importantes:

O utilizador nunca mais vai poder utilizar a série de documentos agora finalizada.

O utilizador deve criar nova série para o mesmo tipo de documento, ver o capítulo 2.2 deste manual.


7 - No botão de Consulta, o utilizador poderá verificar em que estado está a comunicação dos documentos. "Selecionar o ponto de interrogação?".

8 - Selecionar o botão Gravar.