ZS GO

É o software de faturação online, desenvolvido em sistema SaaS (Software as a Service), desenhado para facilitar a faturação da sua empresa. É tão simples de usar que permite emitir uma fatura em poucos segundos.

Sim. É certificado pela Autoridade Tributária de Portugal sob o número 2858.

Não. É possível testar grátis, durante 30 dias, sem qualquer custo ou assinatura inicial. Basta carregar no menu Teste Grátis ou nos botões Teste Grátis e preencher o formulário. A sua conta de testes será criada e receberá um email a informar assim que a conta esteja pronta para ser utilizada.

1 – Em um Navegador de Internet “Browser”, insira o caminho https://www.zsgo.pt/, selecione o botão Login, insira Email e Palavra-passe, selecionar o botão Login.

2 – Vá em Configurações -> Definições -> Dados da Empresa, preencha com os dados e definições da conta e clique no botão Gravar.

3 – Vá ao Separador Dashboard, selecione Novo Documento, preencha com os Dados da Entidade, dados do documento e produtos, clique no botão Guardar Rascunho, depois selecione o botão Confirmar e pronto, o documento está finalizado.

A qualquer momento, após a criação da sua conta, poderá passar da conta de teste para conta definitiva. Na Janela Principal do ZS go, selecione Ativar Licença. Confirme a solicitação de ativação de conta. Após confirmação, irá receber na caixa de correio da conta registada, a confirmação de que foi efetuada a ativação definitiva.

1 – Na janela inicial do ZS GO, selecionar Configurações -> Definições -> Dados da Empresa.

2 – Preencher os campos com a informação da empresa.

3 – Salvaguardar os dados da empresa, selecionar o botão Gravar.

1 – Na janela inicial do ZS GO, selecionar Configurações -> Definições -> Personalização do documento.

2 – Selecionar o botão CARREGAR LOGOTIPO. Na janela do explorador do Windows, selecionar o logotipo, ficando disponível no layout do documento.

3 – Caso pretenda, poderá preencher os restantes campos e selecionar o botão Guardar para salvar o layout do documento.

1 – É possível configurar o serviço de envio de email, associado a uma conta previamente existente; na janela inicial do ZS go, selecionar Configurações -> Definições -> Servidor de Email.

2 – No quadro Configuração do servidor de email, o utilizador deverá inserir os dados referente ao servidor de envio do seu email “Obter estas informações no portal do seu fornecedor de email”.

3 – Selecione o botão Testar, se as configurações forem as corretas, irá ser apresentada a informação de que o email de teste foi enviado com sucesso.

4 – Acione o botão Gravar.

1 – Na janela inicial do ZS GO, selecionar Configurações -> Definições -> Personalização de mensagens.

2 – No campo Tipo de Documentos, selecione os documentos que serão enviados por email.

3 – No quadro Template de Mensagem, carregue o logotipo, descreva o assunto, escreva a mensagem e preencha com o email que receberá uma cópia da mensagem.

4 – Acione o botão Gravar.

1 – Na janela inicial do ZS GO, selecionar Configurações -> Definições -> AT e Validações Fiscais.

2 – No campo do Utilizador da AT e Password, inserir os dados de acesso atribuídos pela Autoridade tributária ao utilizador.

3 – Na check box Comunicar documentos de transporte, quando selecionada, os documentos como Guias de Transporte, Guias de Remessa, serão submetidos de forma automática à Autoridade Tributária recebendo o respetivo código de transporte.

4 – Acione o botão Gravar.

1 – Ao efetuar-se o login no ZS GO, a aplicação inicia com o separador Dashboard selecionado, apresentando as quatro opções de ligações rápidas no mesmo quadro: novo documento, nova entidade, novo produto e novo agendamento.

2 – Ao selecionar cada uma dessas funções, será redirecionado para os respetivos separadores onde deverá introduzir as informações referentes.

3 – Após preencher todos os campos, selecione o botão Gravar.

1 – No separador Faturação, o quadro Resumo mostra dois quadros: Pesquisa e Documentos. No quadro Documentos é possível visualizar os últimos documentos emitidos. No quadro Pesquisa é possível efetuar pesquisas de documentos por entidade, número de documento ou iniciais de designação dos documentos.

2 – O quadro Pesquisa inicia em formato de pesquisa simples, mas é possível selecionar a função Pesquisa Avançada.

3 – Os documentos apresentados podem ser exportados em formato de PDF ou Excel.

1 – Selecione o documento na check box referente e selecione o botão Exportar.

1 – Selecione o documento ao qual será emitido o documento de pagamento/recibo.

2 – Acione o botão Pagamento/Recibo.

3 – Uma nova janela Emitir Recibo será aberta. Verifique os dados e selecione o meio de pagamento efetuado

4 – Selecione o botão Confirmar.

5 – O ZS GO cria um documento de pagamento.

1 – Efetue a seleção do documento pelo número.

2 – Uma janela do documento será aberta e nessa janela selecione Emitir recibo.

3 – Uma nova janela Emitir Recibo será aberta. Verifique os dados e selecione o meio de pagamento efetuado

4 – Selecione o botão Confirmar.

1 – No quadro dos documentos, selecione o documento a anular no check box.

2 – Acione o botão Pagamento/Recibo.

3 – Selecione o botão Anular.

4 – Abrirá uma janela Anular Documento e descreva o motivo da anulação.

5 – Selecione o botão Confirmar.

1 – No quadro dos documentos, selecione o documento a anular no check box.

2 – Acione o botão Download 2ª Via.

3 – O ZS GO cria uma segunda via do documento e faz o download para o seu computador.

1 – No quadro dos documentos, selecione qual o documento a atribuir nota de crédito.

2 – Acione o botão Nota de crédito.

3 – Na janela Nota de crédito, descreva o motivo da atribuição de crédito.

4 – Acione o botão Confirmar.

1 – No separador Entidades, selecione Agendamento de Avenças.

2 – No quadro Pesquisar/Criar Agendamento é possível criar documentos a uma entidade para um dia específico.

3 – No campo Descrição, descreva uma referência indicativa do agendamento/avença.

4 – No campo Periodicidade, selecione o ciclo de tempo entre documentos.

5 – No campo Última Fatura, selecione se este agendamento é Sem Limite de tempo ou Até uma Data. Caso seja Até uma data, um novo campo Fim será apresentado para selecionar a data final deste agendamento/avença.

6 – No campo Estado do Documento, selecione se o documento fica considerado Final ou Rascunho.

1 – No quadro Produtos, deve-se inserir o produto/serviço a fatura de acordo com a avença.

2 – Pesquise a referência ou escreva a Descrição. Caso o produto/serviço não esteja disponível, pode utilizar o Criar Produto/Serviço.

3 – Acione o botão Gravar.

1 – No separador Entidades, no quadro do Agendamentos e Avenças, é possível ver o resumo de todos os agendamentos que existem.

2 – É possível realizar pesquisa por entidade ou por NIF. Preencha os dados no campo de pesquisa e acione o botão Pesquisar.

1 – Após pesquisar um agendamento, os resultados no campo Agendamento e avenças podem ser apagados ou editados.

2 – O botão Editar possibilita que se possa efetuar alterações como adicionar produtos/serviços.

3 – O botão Apagar elimina o agendamento após a confirmação do utilizador.

O ZS GO incorpora um conjunto de relatórios de gestão no separador Relatórios. Todos os relatórios podem ser exportados como ficheiros Excel ou PDF, bastando para tal selecionar o respetivo botão. Os relatórios podem ser filtrados de acordo com a necessidade do utilizador, seja por NIF, nome de Entidade, produtos, serviços, intervalo de datas, saldos, documentos pagos, pagamentos em falta, impostos, e muito mais.

1 – Na janela principal do ZS GO, selecione o botão Configurações e depois acione Funções.

2 – Na janela Funções, selecione o botão referente ao SAF-T(PT)

3 – No quadro de Exportação SAF-T, selecione o ano e o mês. Se o ficheiro a ser exportado for referente à morada da licença, selecione o check box “Usar morada da licença para preenchimento automático”. Se a morada for diferente da morada registada na licença, deve-se preencher os campos: morada, código postal, cidade. Se houver mais de uma loja ou sede, selecione no campo Estabelecimento. No campo Tipo de Exportação, selecione se o ficheiro a exportar é de faturação ou documentos de transporte. No campo Versão, selecione a versão exigida pela AT para a exportação do SAF-T. Acione o botão Exportar. O ficheiro do SAF-T será preparado pelo ZS go e gravado na pasta definida pelo utilizador do sistema. Antes de enviar para a Autoridade Tributária, o ficheiro deve ser descomprimido.